Mecatronica B2
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DUVIDAS MECAUT

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Mensagem  Zeus Sáb Set 19, 2009 1:30 am

Ai galera vou criar esse tópico aqui pra geral poder tirar suas duvidas em relação a nossa querida MECAUT !

Vou começar então Prof: Julio ! Não tem nada haver com a aula mais é minha duvida !

Tenho uma UNO 1.0, Ano 96, motor à Gasolina carburado estou com os seguintes problemas:
1º Alto consumo de combustível.
2º Grande dificuldade para pegar de manhã ou quando algum tempo parada EX: O tempo do que fico no Curso quando volto o motor pega de primeira só que depois de alguns segundos embola e morre ! ai tenho que espera algum tempo para poder pegar dnv.

E ai meu querido Julio o que vc pode me ajudar em relação a isso ?

Obs: Já foi feita limpeza do carburado, Troca de junta, bóia, estilete, Gigre < Não sei como se escreve
e todo mecânico que eu levo fala que o carburado esta normal.

A só pra informação o carro faz de 8 a 9 km por Litro !
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Mensagem  Zeus Sáb Set 19, 2009 1:34 am

Outras Duvidas:1ª pq dizem q se a bateria ficar no chão pode descarregar?
2º Se vc fecha curto em uma bateria, como muitos mecânicos fazem com uma chave de roda pra poder ver se tem corrente ela pode explodir? Foi um papo q ouvi em uma loja por ai ! Verdade isso ??

Por enquanto são só essas vlw galera !!
cheers
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Mensagem  julio Sáb Set 19, 2009 11:06 am

Bom, vamos por partes:


Zeus escreveu: UNO 1.0, Ano 96, motor à Gasolina carburado

1º Alto consumo de combustível.
Existem varios fatores envolvidos no consumo elevado de combustível, desde pneus pouco calibrados até uma deficiencia da queima da mistura que pode ser provocada por bobina, velas, cabos de vela, filtros de ar e combustível etc.

Quer dizer que, embora o carburador seja uma das peças mais importantes pra fazer o motor funcionar, ele nao fará isso sozinho.

Zeus escreveu:
2º Grande dificuldade para pegar de manhã ou quando algum tempo parada EX: O tempo do que fico no Curso quando volto o motor pega de primeira só que depois de alguns segundos embola e morre ! ai tenho que espera algum tempo para poder pegar dnv.

Este problema muito provavelmente está diretamente relacionado aos demais. Quer dizer que resolvendo um deles os outros também desaparecerão.

Zeus escreveu:
Obs: Já foi feita limpeza do carburado, Troca de junta, bóia, estilete, Gigre < Não sei como se escreve
e todo mecânico que eu levo fala que o carburado esta normal.
A só pra informação o carro faz de 8 a 9 km por Litro !

Procure verificar e tentar lembrar há quantos km vc trocou os seguintes ítens:
- Bobina
- Cabos de vela
- Velas
- Alternador
- Filtro de combustível
- Filtro do pescador (fica dentro do tanque)
- Filtro de ar

Com relação ao consumo, além dele estar diretamente relacionado aos ítens acima e provavelmente também aos problemas que vc listou, verifique também a pressão dos pneus (quanto maior, mais economico o carro será, porém mais desconfortável será pra andar) e o alinhamento das rodas. Isso influi diretamente no consumo.

Um carro como o seu bem acertado, deveria fazer entre 12 e 14 km/l
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Mensagem  julio Sáb Set 19, 2009 11:40 am

Zeus escreveu:Outras Duvidas:1ª pq dizem q se a bateria ficar no chão pode descarregar?
Mito: as baterias possuem uma solução eletrolítica em seu interior responsável pela separação dos eletrodos (criando a DDP - diferenca de potencial - de 12V) e por causa desta solucao a maioria das baterias possui uma única posição de funcionamento e armazenamento.
No entanto devemos atentar para o fato de que o armazenamento de uma bateria exige muitos cuidados (o que muitas pessoas nao devem ter ao guardá-las no chao de casa ou da oficina).
1º - A bateria deve ser mantida na sua posicao correta - do contrario a solução existente em seu interior poderá vazar ou entrar em contato com partes da bateria que deveriam ficar isoladas da solução.
2º - O local de armazenamento deve ser livre de humidade (e muito chao por aí leva baldes de agua pra ser lavado pelo menos 1 x por semana e quem lava nao quer nem saber se pode molhar alguma coisa que deveria ficar longe de água - fora o fato dos pisos que retem agua como pisos com rachaduras que podem ser vistos em muitos lugares)
3º - O local deve ser fresco e arejado (em geral qdo se guarda alguma coisa é pq ninguém quer deixá-la num local fresco e arejado que é onde agente fica).
4º - O local deve ser livre da incidencia direta de luz do sol.

Levando-se tudo isso em conta a bateria sofrerá apenas a sua autodescarga (que é informada pelo fabricante).

Zeus escreveu:
2º Se vc fecha curto em uma bateria, como muitos mecânicos fazem com uma chave de roda pra poder ver se tem corrente ela pode explodir? Foi um papo q ouvi em uma loja por ai ! Verdade isso ??

Sim, esse é o pior tipo de teste que se pode fazer.
Os fabricantes, já sabendo que isso não é dificil de acontecer, procuram fazer cases (containers ou carcaça da baterias) bastante resistentes para que não ocorra a explosao.

O que ocorre é que durante o fornecimento de carga máxima da bateria (induzida pelo curto com a chave de roda) todo o material em seu interior se aquece. Permanecendo o curto por tempo suficiente, a solução dentro da bateria começa a ferver e a explosão pode ocorrer da mesma forma que acontece numa panela de pressao.
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Mensagem  julio Sáb Set 19, 2009 11:52 am

Pra ilustrar porque pode ocorrer uma explosao na bateria em caso de curto circuito:

As baterias automotivas funcionam por eletrolise (eletrodos inseridos numa soluçao eletrolitica).
Durante um curto-circuito (carga máxima) a geração de gases por parte da reação quimica no interior da bateria (eletrolise) também é máxima, fora o fato da solução poder entrar em ebulição pela elevação da temperatura dos eletrodos.
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Mensagem  Zeus Seg Set 21, 2009 3:54 pm

Valeu pela a atenção Julio ! seus pots ja me ajudarão bastante e espero que ajudem outras pessoas tb !

Tem alguma forma de eu testar minhas velas e cabos pra saber se eles estão bons ?

pirat
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Mensagem  julio Seg Set 21, 2009 4:44 pm

Zeus escreveu:
Tem alguma forma de eu testar minhas velas e cabos pra saber se eles estão bons ?

pirat

Quanto aos cabos, basicamente vc deve medir sua resistencia (porém a leitura do multimetro pode indicar um cabo dentro dos padroes mas o ponto de contato com a vela ou distribuidor pode estar oxidado). Os cabos tb podem apresentar rachaduras ou ressecamento, ocasionando corrente de fuga mas no multimetro indicar que está tudo ok. A recomendação mais comum é trocá-lo a cada 30.000km.
Vc pode ver mais detalhes em http://www.webmecauto.com.br/servicos/se004_cabo1.asp (sao 4 paginas).

Quanto as velas, a inspeção é meramente visual. A mesma nao deve ter pontar arredondadas, nao deve estar muito carbonizada e ela deve ter seu espaçamento aferido com o calibrador de folgas, seguindo o que tiver descrito no manual do proprietário.
No momento da troca atente tambem para o tipo de vela recomendada no manual. Tipos diferentes certamente influenciarao no funcionamento do motor. A recomendação de troca é a mesma dada para os cabos.
Para mais detalhes: http://webmecauto.com.br/wikiauto/index.php?title=Tema:Vela
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Mensagem  Zeus Ter Set 22, 2009 6:12 pm

Vlw julio ! vou dar uma olhada !

Eu consigo o manual do carro pela net, não consigo ?

brigadão msm !
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