Calculo de cilindrada!!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Calculo de cilindrada!!!!

Mensagem  Wilton Borges em Qui Out 15, 2009 2:09 pm

Cilindrada

A cilindrada ou volume de deslocamento do motor é definido como o volume varrido pelo deslocamento de uma peça móvel numa câmara hermeticamente fechada durante um movimento unitário. Este conceito aplica-se em diferentes tipos de bombas e motores.
O movimento unitário corresponde a uma ida e volta no caso de um dispositivo linear como um pistão, ou a uma rotação no caso de um dispositivo giratório.
Cilindrada em motores lineares
No caso específico dos motores de combustão interna, a cilindrada é o volume varrido por um pistão dentro de um cilindro entre o ponto morto superior (PMS) e o ponto morto inferior (PMI), por conseguinte para uma ida e volta. Exemplo: Um motor de automóvel com uma cilindrada de 2 litros (realmente 2 l/rotação) aspira e expira dois litros de gás por cada volta do virabrequim. Quando o virabrequim faz uma volta, todos os pistões fizeram uma ida e volta. Em duas voltas do virabrequim são aspirados dois litros de gás combustível e expirados outros dois litros de gases de escape, quatro litros no total.
Cálculo da cilindrada
O cálculo da cilindrada parte de dois dados normalmente conhecidos num motor a pistões: o diâmetro e o curso. A partir da fórmula da área do circulo em função do raio obtém-se a mesma em função do diâmetro:

PI ~= 3,1415926535897932

S = PI x R²= PI x D² / 4

Para determinar o volume do cilindro percorrido pelo pistão, também chamado volume deslocado ou cilindrada unitária, basta multiplicar a área do pistão pelo respectivo curso(C).

VD Volume Deslocado = (PI x D² / 4) x C

A cilindrada do motor resulta do produto da cilindrada unitária pelo número de cilindros do motor(N)

Vcilindrada = N x ((PI x D² / 4) x C)

Ex: Motor de seis cilindros com diâmetro x curso de 84,0mm x 89,6mm (8,4cm x 8,96cm):

Vcilindrada = 6 x ((PI x 84²/ 4) x 89,6) = 2979cm³

Cilindrada em motores rotativos
A cilindrada de um motor rotativo corresponde ao volume de deslocamento do flanco de cada uma das câmaras que possua. Uma cilindrada típica para este tipo de motores anda na ordem de 650 cm3 por rotor o que, no caso de um motor com dois rotores dará uma cilindrada total de 1300 cm3.
Cilindrada corrigida
A cilindrada corrigida é o valor da cilindrada que é determinado para efeitos fiscais, de forma a equivaler os motores especiais(Wankel ou eléctricos) à cilindrada de um motor a pistões. Atendendo a que as tecnologias dos motores são distintas o método utilizado consiste em determinar o volume de mistura gasosa consumido por cada tipo de motor à velocidade de 1000 rpm à entrada da caixa de velocidades. Ao fazer essa determinação constatou-se que, por exemplo, um motor Wankel de 1,3 L tem um deslocamento idêntico ao de um motor de pistões com 2,6 L de cilindrada o que é consistente com o fato de que, por cada vez que o veio de saída dá uma volta completa, existem 6 combustões (3 paredes de cada rotor x 2 rotores). Em Portugal o Imposto Automóvel para motores Wankel é por isso calculado sobre um valor duplo da cilindrada do motor.


Galera, este material esta na wikipédia, qualquer duvida deem uma olhadinha..

Grande abraço...

Wilton Borges

Wilton Borges

Mensagens: 39
Data de inscrição: 23/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mais informações.....

Mensagem  Wilton Borges em Qui Out 15, 2009 9:36 am

Calculo da Cilindrada do Motor de Combustão Interna

Como máquina de combustão interna, o motor ciclo Otto, por exemplo, precisa de uma quantidade de ar mais combustível, na medida correta obedecendo ao conceito de estequiometria, para realizar sua função. Esta medida é um total de volume que o motor aspira chamado de cilindrada.

Na maioria das vezes quando falamos de motor ou especificamos algo do automóvel nos referenciamos através da cilindrada o tipo de motorização, como carro 1000 (mil) ou 2.0 (dois ponto zero) e assim por diante. Quando falamos desta maneira estamos nos referindo a capacidade volumétrica de um motor. Cilindrada é a capacidade que um motor tem de absorver, em volume, uma quantidade de mistura ar mais combustível para dentro do cilindro do motor. Esta cilindrada é definida pelo curso que o pistão percorre dentro do cilindro e diâmetro interno do cilindro. A fórmula matemática para se calcular a cilindrada é praticamente a mesma do cálculo de volume geral de um cilindro. Vamos fazer um exemplo e utilizar medidas de curso e diâmetro de cilindro bem
próxima a dos motores actuais e descobrir sua cilindrada. Sendo o curso do pistão de 8,55cm e o diâmetro do cilindro 8,60cm vejamos a cilindrada (CC);

Calculo da cilindrada

Formula:

CC= π x d x c x nº de cilindros

π - pi (3.14)
d - diâmetro do cilindro ( dividir em 2 para achar o raio)
c - curso do pistão
nº de cilindros (varia conforme o carro)

Exemplo de um calculo:

π = 3.14
d = 8,60cm ( 8.60/2 = 4.3 cm(2) )
c = 8,55cm
nº de cilindros = 4

CC= 3.14 x 4.3 x 4.3 x 8.55 x 4 = 1985,60 CC

Então chegamos ao valor de uma cilindrada em torno de 1.985cc. Se contarmos o volume da câmara de combustão de cada cilindro somado ao volume dos cilindros arredondamos a cilindrada deste motor para 2.000 cc. Como a cilindrada é o volume podemos transformar para 2000 ml ou apenas 2.0 litros. Isto significa que este motor tem a capacidade de absorver indiferente da sua estequiometria uma capacidade de 2 litros de mistura carburante. Quanto maior a capacidade volumétrica ou cilindrada de um motor maior potência ele vai gerar resultante de uma maior queima, capacidade conversão térmica em realização de trabalho mecânico.

Wilton Borges

Mensagens: 39
Data de inscrição: 23/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Calculo de cilindrada!!!!

Mensagem  julio em Qui Out 15, 2009 4:22 pm

Interessante ter-se comentado sobre os motores wankel neste tópico. Seu funcionamento é um pouco mais complexo, e seu emprego muito menos comum.
Este também é um motor de 4 tempos utilizado em alguns modelos da mazda.
Já o cálculo de sua cilindrada exige integrações, o que também é mais complexo se comparado aos motores convencionais de 4 tempos.

Abaixo podemos ver a diferença entre o funcionamento de um motor wankel e um convencional:


Motor Wankel.


Motor convencional.

julio

Mensagens: 34
Data de inscrição: 03/09/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum