Mecatronica B2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mercado de robótica submarina

Ir para baixo

Mercado de robótica submarina Empty Mercado de robótica submarina

Mensagem  Wilton Borges Qua Out 28, 2009 8:26 am

Mercado de robótica submarina é promissor
Aulas práticas são em simuladores de última geração
Uma das áreas promissoras no mercado offshore é a robótica submarina. Pesquisas apontam que nos próximos cinco a dez anos, 40% da força de trabalho com larga experiência deixará o mercado, devido, principalmente, à aposentadoria dos profissionais existentes e não há pessoas qualificadas para fazer a substituição dos trabalhadores deste mercado de trabalho. A demanda anual para esta área é de 40 profissionais por ano, aproximadamente e o salário médio desses trabalhadores é de R$ 15 mil.

Pensando nisso, uma empresa que trabalha com robótica submarina vai inaugurar o primeiro Centro de Educação em Águas Profundas do Brasil. O Centro ficará em Macaé e a inauguração está prevista para novembro. De acordo com o sócio administrativo da empresa, José Ramos, este é o primeiro curso técnico do país para operação de ROV (Robôs Submarinos). “Nós já ministramos aulas teóricas e práticas. Atualmente nossas aulas são realizadas em hotéis, empresas ou na Universidade Corporativa da Petrobras e são apenas 20 alunos por turma, nas aulas teóricas e seis na prática. Com o Centro, vamos ter a possibilidade de atender mais alunos por turma”, contou.

O curso teórico possui 54 horas (cinco dias de treinamento) e o prático tem 52h. “Normalmente as empresas investem no profissional que já tem o curso teórico e oferecem o curso prático para eles. O curso tem uma aprovação de 70% e desses, 90% são assimilados para o mercado de trabalho. Mas é importante destacar que o curso não garante emprego para o aluno. Damos a qualificação profissional”, destacou.

José explicou a importância desses profissionais. “O setor offshore não existe sem a robótica submarina. O máximo que o homem consegue chegar é 326m de profundidade. Com a exploração de óleo e gás em águas profundas, é necessário usar os robôs para tudo: apertar parafuso, pegar amostras, furar poços, levar equipamentos até o local desejado, entre outras ações. E para operar este robô é preciso profissionais altamente qualificados, pois os ROV’s são aparelhos caríssimos, cada um custa aproximadamente R$ 5 milhões. As empresas não podem colocar qualquer pessoa para operar este equipamento”, explicou. Com as descoberta do pré-sal a utilização deste equipamento será inevitável e com certeza a necessidade de profissionais qualificados vai aumentar.

Para fazer o curso de operador de ROV é necessário ter inglês intermediário e um dos cursos técnicos a seguir: Eletrônica, Elétrica, Macânica ou Mecatrônica. O diploma tem que ser reconhecido pelo Crea. “Já formamos aproximadamente 240 pessoas e percebemos que a maior dificuldade que enfrentamos é a qualidade da formação do aluno. Percebemos que o ensino médio está muito ruim o que dificulta o aprendizado de alguns. Um outro problema enfrentado é o de relacionamento, pois é uma profissão que exige um estado psicológico estável, já que o profissional vai se relacionar com diversos tipos de pessoas, além de embarcar, o que não é fácil”, frisou.

O curso está com matrículas abertas para a turma que começará em novembro. Os interessados podem fazer a inscrição no site www.rrc-robotica.com.br .

Tathiana Campolina


Fonte: Macaé News (www.macaenews.com.br)
Foto: Divulgação HOME - ÍNDICE DE NOTÍCIAS - ENVIAR POR EMAIL - IMPRIMIR
Wilton Borges
Wilton Borges

Mensagens : 39
Data de inscrição : 22/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos